quarta-feira, 29 de abril de 2009

Linfidema


O linfedema é um inchaço causado por uma interferência com a drenagem normal da linfa para o sangue.
Em raras ocasiões, o linfedema é evidente ao nascer. Mas, muitas vezes, aparece em fases posteriores da vida devido a causas congénitas ou adquiridas.

O linfedema congénito deve-se ao facto de a pessoa nascer com um número reduzido de vasos linfáticos, que são insuficientes para conter toda a linfa. O problema afecta quase sempre as pernas e, em raras ocasiões, os braços. As mulheres têm maior probabilidade do que os homens de ter linfedema congénito.
Embora o inchaço se possa observar desde o nascimento, de um modo geral os vasos linfáticos nesse momento estão adequados à pequena quantidade de linfa que o lactente possui. Com maior frequência, o inchaço aparece posteriormente quando o volume de linfa aumenta e supera a capacidade do número reduzido de vasos linfáticos. O edema começa gradualmente numa das pernas ou em ambas. O primeiro sinal de linfedema pode ser o edema do pé, o que faz com que o calçado fique apertado no final do dia e deixe marcas na pele. Nas etapas iniciais desta doença, este sintoma desaparece quando se eleva a perna. (Muitas pessoas que não têm linfedema sentem um inchaço depois de terem estado de pé durante períodos prolongados.) O linfedema congénito agrava-se com a passagem do tempo; o inchaço torna-se cada vez mais evidente e não desaparece completamente, mesmo depois de uma noite de repouso.

O linfedema adquirido é mais frequente do que o congénito. Aparece geralmente depois de uma grande cirurgia, sobretudo após um tratamento do cancro no qual se tenham extirpado gânglios e vasos linfáticos ou quando estes foram irradiados com raios X. Por exemplo, o braço pode tornar-se propenso ao inchaço depois da extirpação de uma mama com cancro e dos gânglios linfáticos próximos. A cicatrização de vasos linfáticos que sofrem infecções de forma repetida também pode causar linfedema, mas é muito pouco frequente, excepto em infecções pelo parasita tropical Filaria.

No linfedema adquirido, a pele parece sã, mas está inchada. Se se pressiona a zona com um dedo, não fica sinal, como acontece quando o inchaço por acumulação de líquidos (edema) é o resultado de um fluxo inadequado de sangue pelas veias. Em raras ocasiões, a extremidade incha exageradamente e a pele é tão espessa e enrugada que tem o aspecto da pele de um elefante (elefantíase).

Uma das causas de linfedema
A mastectomia com remoção de gânglios linfáticos é uma das causas de linfedema (neste caso, no braço esquerdo).

Tratamento

O linfedema não tem cura. Em casos ligeiros, as ligaduras compressivas reduzem o inchaço; nos mais graves, usam-se meias pneumáticas todos os dias durante uma hora ou duas para reduzir o inchaço. Uma vez que o inchaço se tenha reduzido, utilizam-se meias elásticas até ao joelho todos os dias, do levantar ao deitar. Isto controla o inchaço até certo ponto. Para o linfedema no braço, utilizam-se luvas pneumáticas (semelhantes às meias pneumáticas) diariamente para reduzir o inchaço; também existem, igualmente, luvas elásticas. Para a elefantíase pode levar-se a cabo uma grande intervenção cirúrgica para extrair a maior parte dos tecidos inchados por debaixo da pele.

Efeitos do oxigénio no recém-nascido



Quando respiramos o ar entra nos nossos pulmões e quando expiramos é a troca do oxigenio pelo gás carbónico, ou seja o organismo aproveita o oxigénio que é transportado através do sangue.
Quando isto não acontece normalmente, é porque existe problemas nos pulmões, como: falta de oxigenação ou a não oxigenação adequada. Isto pode causar problemas aos rins, ao coração e ao celebro. Com o uso da oxigenoterapia, há a possibilidade de corrigir o nível de oxigénio e a prevenção de problemas nestes órgãos citados.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Circulação fetal


Circulação fetal
O feto não respira e, deste modo, o sangue fetal não pode ser oxigenado nos pulmões. Um outro órgão deve substituir os pulmões para que o feto receba adequado suprimento de sangue oxigenado: este órgão é a placenta. O sangue oxigenado retorna da placenta pela veia umbilical. Cerca da metade do sangue proveniente da placenta passa através dos sinusóides hepáticos, enquanto o restante é desviado do fígado e segue pelo ducto venoso para a veia cava inferior.
Ao nascimento, a circulação placentária é interrompida e a resistência periférica se eleva subitamente, e o recém-nascido apresenta uma asfixia progressiva. Por fim, o lactente realiza vários movimentos respiratórios vigorosos e os pulmões se expandem (diminuindo a pressão intrapleural). A acção aspirativa do primeiro movimento respiratório, associada à constrição da veia umbilical, retira até 100ml de sangue da placenta (“Transfusão placentária”).
Após o nascimento:
1º- Contração do esfíncter do ducto venoso, impedindo a passagem do sangue para a VCI. A veia umbilical atrofia, formando o ligamento teres e o venoso.
2º- A aeração pulmonar aumenta o fluxo sanguíneo por diminuir a resistência. Assim aumenta-se o volume que chega ao AE, aumentando também a pressão no mesmo, fechando assim o foramen oval (fechamento fisiológico). Em até 1 ano acorre o fechamento anatômico.
3º- Fechamento do ducto arteriosus. As primeiras respirações do bebê fazem com que haja produção de bradicinina e que se aumente a pressão de O2 no sangue. Esses dois fatores fazem a musculatura lisa da parede do ducto arteriosus (que é mais espessa no RN) contrair-se até fechá-lo.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Para ti



Para a minha joinha...

Quero estar na sua vida
Mas nem amigo, nem amante
Nem tão perto, nem distante

Quero na sua vida
ser somente importante
Não interessa porque porta eu entre
Quero entrar na sua vida docemente
Me instalar delicadamente
Quero estar na sua vida
Esteja ela alegre ou conflitante
Tranqüila ou angustiante

Quero ficar na sua vida
por um longo tempo
Estar presente em todo momento

Quero te guiar
sempre que você achar
Que está difícil de enxergar
E toda vez que as lágrimas quiserem brotar
E que você não conseguir secar
Quero estar na sua vida de um jeito diferente
Nem de costas e nem de frente
Caminhando lado a lado
Num silencio acomodado
Aberto para ser pra você
Seu sol e seu entardecer
Sua noite e seu amanhecer

Quero estar na sua vida, discreta
Mas sempre com a porta aberta
Sempre pronto pra lhe receber
Faça chuva ou faça sol dentro de você
Quero ser na sua vida, eterna
Mas nunca lhe prender, nem lhe pertencer
Nem lhe escravizar, nem lhe fazer sofrer

Quero estar na sua vida daquela maneira
Que sonhamos ser possível a vida inteira
Sem cobranças, sem vinganças
Sem grandes metas
Viajando apenas numa linha reta
Somente presente... eternamente!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Reflexos infantis



Los médicos examinan y observan los reflejos infantiles para evaluar la función y el desarrollo neurológico. La ausencia de reflejos o presencia de reflejos anormales en un niño menor de un año, la persistencia de un reflejo después de la edad en que normalmente éste desaparece o la manifestación de un reflejo infantil en un niño mayor o en el adulto puede indicar problemas severos del sistema nervioso central, del tronco nervioso o de los nervios periféricos [Fonte: medlinePlus Enciclopedia]

sábado, 4 de abril de 2009

Recados para Orkut