sábado, 20 de junho de 2009

Enurese (307.6)


A palavra enurese é oriunda do grego enourein que significa urinar (Soares et al, 2005). A enurese é definida como a eliminação involuntária de urina pela criança em idade na qual o controlo vesical já deveria estar presente (Koch, Navarro & Okay, 1990). Este limite de idade é, geralmente, arbitrário e decorre do facto que após os 3 anos de idade a maioria das crianças com desenvolvimento neuropsicomotor adequado deve apresentar controlo vesical diurno. O controlo miccional nocturno estabelece-se, regra geral, antes dos 6 anos de idade (Koch, Navarro & Okay, 1990).
De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM–IV–TR, 2002:118) a enurese é definida como sendo “na maioria dos casos involuntária, mas há ocasiões em que pode ser intencional. Para estabelecer um diagnóstico de enurese a emissão de urina deve ocorrer como uma frequência de dois episódios semanais durante pelo menos 3 meses consecutivos ou pela presença de um mal-estar clinicamente significativo ou de um défice social, académico (laboral) ou noutras importantes áreas de funcionamento”.
Segundo Costa & Silvares (2003:1) a enurese é considerada como um acto de micção repetida e inadequada que se refere ao urinar acidental ou incontrolado, sendo definida funcionalmente como “o molhar-se que ocorre na ausência de patologia urológica ou neurológica”. É enquadrada pela psicopatologia como uma desordem funcional de eliminação que requer tratamentos médico-psicológicos (Mellon & Houts, 1995, cit. in Costa & Silvares, 2003).
[contínua...]

Sem comentários:

Enviar um comentário