quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Licor de abrunho selvagem

Hoje foi dia de fazer o licor de abrunho selvagem... depois de vinte dias a macerar em aguardente e mais 3 dias a filtrar, sim 3 dias a filtrar....!
Tive que filtrar imensas vezes porque este fruto deixa muitos resíduos. Neste momento, encontra-se a descansar e depois volto a filtar e, posteriormente, engarrafar e deixar repousar durante uns dias. E depois? Beber e saborear...!!

O abrunho (Prunus insititia), também chamado de abrunho grande, abrunho de enxertar, difere da ameixa autêntica sobretudo pelo fruto, esférico e de cor violeta escura, com o caroço chato, em vez de pontiagudo, como na verdadeira ameixa.

O abrunho é uma espécie de ameixa silvestre, que possui uma forma mais ovalada e um sabor mais ácido, sendo, por isso, utilizado principalmente para fazer licores.
É um fruto rico em potássio, vitamina B1 e caroteno. Conservam-se por mais tempo, se forem colocados no frigorífico.
O abrunho é o fruto do abrunheiro: uma baga pequena de cor azul negra, com sabor azedo nas variedades de abrunheiro silvestre e sabor doce nos abrunheiros cultivados.
O fruto do abrunheiro, é de pele azulada ou esverdeada e polpa verde, rija e acre, semelhante à ameixa, usado na alimentação geralmente, como peça de fruta.
Os abrunhos/brunhos, são tipicamente menores que as ameixas.
São esverdeados (não necessariamente), ou, são azulados (não necessariamente). Têm como partes distintas pele e caroço.

Sem comentários:

Enviar um comentário