domingo, 13 de março de 2011

Manifestação da Geração "Qualificada"

12 de Março de 2011

Sábado. 14h30m. Destino: Saída do metro no Marquês de Pombal!Pois é, lá fomos nós (eu+o meu marido). Antes de mais, quero deixar bem claro que nunca concordei com o nome da manifestação "Geração à Rasca", antes pelo contrário, eu penso que é a geração do conhecimento, das competências, das tecnologias, entre muitos outros adjectivos, por isso decide rebaptizar a manifestação: "Geração Qualificada". Quando chegamos ao local divulgado pela organização, eram ainda, pouquíssimas pessoas (aproximadamente 200 pessoas) e ainda tivemos tempo de beber um cafézinho para aquecer a alma e o corpo porque até estava um ambiente ligeiramente frio ( e tenso!). Descemos pela avenida durante uns bons minutos e quando se aproximava da hora regressamos ao local onde iria ter início a manifestação. Mais uma desilução: eram quase as 15Horas e quase ninguém presente!! Ali permanecemos durante uns minutos ao som de uma música pouco atractiva (para mim , descontextualizada!)... Muitos eram os cartazes que podemos ler e analisando-os bem, julgo que descrevem bem a situação do nosso actual país, digo isto porque eu sou licenciada em Psicologia e em Enfermagem e faço parte do vasto número de desempregados... (Ah, já me esquecia de dizer, até tivemos oportunidade de ver figuras públicas!). De repente, olhamos para a praça dos Restauradores e vimos a avenida completamente cheia, viramos costas e olhamos para o Marquês de Pombal e o mesmo panorama: pessoas, muitas pessoas, muitas pessoas (mesmo!). Por volta das 15H15 teve, então início a manifestação, quase impossível de andar no meio daquela multidão e dos imensos cartazes com frases de desilusão..
O nosso destino terminou na Praça dos Restauradores, onde tivemos oportunidade de aplaudir os Homens da Luta, Vitorino e Fernando Tordo!! Fotos?? Quase impossível de fotografar.. (porquê? perguntem ao meu marido :- ) 1.º esqueceu-se da máquina fotográfica (ao contrário de cerca de 85% da população presente na manifestação); 2.º o telemóvel não tinha bateria e esteve quase todo o tempo desligado; 3.º o meu telemóvel é dos mais "rascas" (compatível com a minha situação de emprego) e a qualidade das imagens pode ser apreciada nestas fotos que deixo aqui publicadas. Não são os homens obsecados por tecnologia?? rsrsrs :-)
Não quero terminar esta postagem sem dizer duas coisas: uma delas é muito importante: sempre que pensarem fazer parte de uma manifestação, protesto, ou encontro onde "provavelmente" irão estar milhares de pessoas, não se esquecem de colocar um pacotinho de açucar na vossa mala ou bolso, isto porque a tensão arterial pode e a diabetes podem descer abruptamente e um "ataque" de ansiedade pode emergir (a minha tensão arterial desceu e o açucar ajudou-me e muito!!). A outra coisa que irei recordar para sempre foi ouvir de uma criancinha com aproximadamente 5 anos que se virou para os pais e disse: "Eu comia umas castanhitas". Pois é! Custou -me imenso ouvir isso, ainda agora tenho aquela voz meiga e doce a verbalizar esta expressão, mas quiçá, talvez devido à situação (provável) precária dos pais e ao abusivo preços das castanhas (12 castanhas = 2 euros) este simples desejo não foi satisfeito!!
Resta-me dizer: Quais as políticas/rumo que o nosso país irá seguir num futuro próximo?


Sem comentários:

Enviar um comentário