segunda-feira, 7 de novembro de 2011

4 tarefas básicas para gerir a sua casa


Com apenas 4 tarefas básicas podemos passar do caos à tranquilidade e da desordem à limpeza. Hoje vou dizer como... Em primeiro lugar, vou enumerar um conjunto de tarefas para gerires a tua casa:
  • Ordena a tua casa: O principal problema não são as coisas/objectos, mas sim os hábitos, os traços de personalidade e saber reconhecer a origem da desordem. A nossa forma de sermos pode interferir no aumento da desordem/desarrumação.
  • Organiza a tua casa: Se tivermos a casa bem organizada, faremos com que a vida fluía melhor e facilitará também a limpeza.
  • Limpa a tua casa: Não é uma questão de limpar muito nem limpar a fundo. O importante é a eficácia que fará a diferença entre o brilho e a sujidade.
  • Planifica a tua casa: Para gerir da melhor maneira possível o lar, é fundamental planificar as rotinas diárias, as tarefas domésticas e as actividades familiares.

Em segundo lugar, vou destacar os ciclos vitais para uma casa organizada:

1.- Os alimentos: Menus, planificação das refeições, a compra e o armazenamento. Temos que saber ordenar, organizar e limpar a cozinha; saber preparar facilmente e de forma rápida as refeições; enumerar questões básicas sobre como poupar energia, electrodomésticos e na despensa.

2.- A roupa: Ordenar e organizar os armários, limpeza a fundo, arrumar a roupa de cada estação, assim como aprender a forma mais correcta de lavar, passar a ferro e cuidar da roupa.

3.- Superfícies e métodos: Cuidar das paredes, janelas, chão, móveis, roupa da cama e colchões.Devemos de procurar métodos que nos permitam estar mais seguros e cómodos na nossa casa e ter em conta questões, tais como a segurança e a poupança de energia.

4.- Espaço para viver: Organizar, limpar e ordenar as habitações: a sala, o quarto das crianças, a sala de convívio, etc..

5.- Papelada: Classificação, organização e arquivo da papelada. Guardar os documentos importantes e aprender formas efectivas de pagar as facturas (ex: pagar dentro dos limites estabelecidos).

1 comentário: