terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Alternativas Verdes: Detergentes Caseiros

É sabido que os detergentes comerciais são eficazes mas contém substâncias químicas que podem produzir gases irritantes. Os ingredientes dos detergentes caseiros "verdes" são mais suaves para as mãos e para as superfícies e também, claro, para o meio ambiente.

Ora aqui fica uma pequena lista de detergentes caseiros "verdes":

Vinagre branco diluído

A acidez do vinagre dissolve a sujidade, os restos de sabão e resíduos da água dura; também se pode utilizar como uma solução para limpar o chão de madeira. O vinagre branco é também um desodorizante natural que absorve os maus odores. Ao não conter colorantes, o vinagre não mancha as superfícies. O vinagre também é um bom suavizante sendo perfeito para pessoas com a pele delicada. Na cozinha pode-se utilizar o vinagre branco e água para limpar balcões, as superfícies e placas do forno. Na casa de banho pode-se utilizar nas peças sanitárias e no chão. Nas superfícies mais difíceis do banho, como por exemplo o chuveiro, podemos aumentar o seu poder de limpar colocando o vinagre no microondas até que esteja morno. Impregnar as superfícies com esta solução, deixar repousar durante 10-15 minutos e depois esfregar e aclarar.

Vinagre branco puro

Podemos usá-lo directamente da garrafa; o vinagre branco limpa rápida e profundamente, uma vez que dissolve os resíduos das águas duras e restos de sabão. Pode-se utilizar para os resíduos minerais que podem entupir o chuveiro. Para tal, colocar 60-120ml de vinagre num saco plástico e fechar o saco com o chuveiro no seu interior com um elástico. Deixar assim durante 2 horas ou durante toda a noite, depois aclarar para dar brilho. Para a limpeza em geral pode-se substituir o vinagre branco por sumo de limão.

Bicarbonato de soda

O suave e natural efeito abrasivo deste produto, com propriedades de desodorizante, tem o mesmo poder que os detergentes mais fortes. Espalhar o bicarbonato numa esponja húmida para eliminar as frinchas do banho e/ou eliminar os restos de comida na pia da loiça. Para a sujidade mais recente basta fazer uma pasta com bicarbonato e água, aplicá-la no lava loiça e deixar actuar durante 10-20minutos até que os resíduos estejam mais brandos e possam ser eliminados.

O álcool isopropílico

Este álcool rivaliza com a acção evaporadora dos detergentes comerciais. Pode-se utilizar nas janelas, espelhos, portas com vidros e para abrilhantar as superfícies de cerâmica e azulejos.

Amoníaco concentrado

É uma solução alcalina; O amoníaco concentrado oferece fórmulas mais fortes limpar as janelas do que o vinagre. Deve-se escolher um tipo de amoníaco sem espuma: a espuma parece actuar, no entanto, é mais difícil de aclarar e de eliminar.

NOTA: Todos estes produtos são mais baratos que os detergentes comerciais. Já está a poupar...

Sem comentários:

Enviar um comentário