segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cuidados com a roupa da cama


Todas nós sabemos que uns lençóis limpos ajudam que o nosso descanso seja mais reconfortante! Para além disso, se seguirmos alguns conselhos conseguimos manter a roupa da cama em boas condições por mais tempo.

Cuidados básicos a ter:

  • Antes da primeira utilização: É recomendável lavar os lençóis, fronhas e edredões num programa da máquina suave porque desta forma eliminaremos qualquer tipo de resíduos resultante da sua fabricação e no caso de serem de algodão a sua textura ficará mais suave e elástico.
  • Aquando da lavagem dos lençóis é recomendável que se utilize água tépida ou fria, isto porque a água demasiado quente pode causar rotura nas fibras que compõem os tecidos.
  • Quando os tecidos brancos ficam amarelos uma boa solução é mergulhá-lo em água quente misturada com sumo e casca de limão. Depois é só deixá-lo repousar durante algum tempo e depois lavar da forma habitual. Desta forma, a cor amarela desaparece por completo!
  • Passar a ferro: É recomendável fazê-lo quando a roupa ainda está húmida ou passa-la com um ferro a vapor na temperatura máxima.


Edredões

É aconselhável arejá-los diariamente para eliminar a humidade que podem ter acumulado. Se detectarmos alguma mancha o melhor é isolá-la utilizando uma pasta e trata-la com água e sabão. Se lavarmos os edredões com muita frequência pode-se estragar o seu recheio facilmente, por exemplo se for de penas, e para além disso não protegerá do frio da mesma forma. Para além disso não se deve utilizar um detergente muito forte isto porque deteriora o recheio dos edredões.

Colchões

Os colchões devem ser arejados frequentemente e virado uma vez a cada três meses. Se quisermos que cheire bem basta espalhar sabão em pó e depois passar o aspirador. Para eliminar manchas basta utilizar um detergente e um pano húmido. Não se devem utilizar produtos químicos uma vez que podem estragá-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário